Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Sobre o Colunista

Pedro Novaes
Pedro Novaes

Diretor de Cinema e Cientista Ambiental. Sócio da Sertão Filmes. Doutorando em Ciências Ambientais pela UFG. / pedro@sertaofilmes.com

Projetor

Com quem você conversa na sua cabeça?

| 27.02.24 - 08:20
Quem são os interlocutores com quem você dialoga em sua mente - digo, para além do ego e do superego? Aquelas pessoas que você admira, mas não conhece pessoalmente, e com quem entretece longos argumentos? Indivíduos que, se pudesse, você chamaria para um drinque e uma boa conversa? 
 
Pois eu, atualmente, volta e meia, me pego em longos debates com essas figuras que trago aqui.
 
São uma mistura de gente diferente de mim e pessoas mais parecidas, mulheres e homens que admiro, não só pela inteligência, mas igualmente pela atitude. Às vezes, brigam comigo, me repreendem por minhas atitudes e pensamentos politicamente incorretos, outras, me estimulam a perseguir ideias e a ser menos covarde. É gente com quem nem sempre concordo, mas que sempre me ensina - em seus textos, falas, escolhas, modos de ser.

Marina Silva (Foto: Romerito Pontes (Wikimedia)

Embora tenha encontrado Marina Silva algumas vezes, nunca tive a oportunidade de trocar mais que algumas palavras com ela.
 
Não é preciso repisar o que a maioria já sabe: Marina tem uma sabedoria que vem de sua história única de vida. Nascida e criada na floresta, alfabetizou-se apenas aos 16 anos. Mulher, negra, pobre e de uma família de tradição matriarcal, sua trajetória lhe propicia uma perspectiva singular sobre a vida, o ser humano, a natureza e a política. 
 
Marina é dessas pessoas que parecem conseguir alguns dos equilíbrios mais desafiadores da vida e de que nosso mundo é tão carente: a coerência entre palavra e gesto, entre idealismo e pragmatismo, entre política e valores, entre firmeza e resiliência, entre religião e democracia, entre ciência e tradição. Como ela mesma gosta de dizer: "Não sou otimista, nem pessimista, sou persistente".
 

Sam Harris (Foto: Christopher Michel (Wikimedia)

O neurocientista e filósofo Sam Harris é menos conhecido que outros pensadores contemporâneos de língua inglesa, em parte, talvez por não ser um acadêmico ou, quem sabe, pelo ecletismo de seus interesses. Sam é conhecido como um dos "novos ateus", junto com Richard Dawkins, Christopher Hitchens e Daniel Dennett. Boa parte de seu pensamento se volta à crítica das religiões, por sua frequente promoção da intolerância e da violência, e à defesa de uma ética secular, com base na razão e na ciência. Entre seus livros mais conhecidos estão A Paisagem Moral, A Morte da Fé e Carta a uma Nação Cristã. 
 
Além disso, Sam é um professor - na falta de palavra melhor - e divulgador da meditação como caminho para entendimento da natureza da consciência e para o bem-estar pessoal. Evidentemente, sua exploração desse caminho é absolutamente secular e desconectada de qualquer dogma religioso, embora sem dúvida absorva do conhecimento e sabedoria de práticas religiosas orientais.
 
Impressionam seu amplo e profundo conhecimento de uma imensa diversidade de temas e sua capacidade para dialogar e divergir de forma profundamente respeitosa, curiosa e numa atitude de quem vê, na discordância, o caminho para o conhecimento.
 
Além dos livros, Sam Harris oferece muito desse conhecimento através de dois outros canais: o podcast Making Sense with Sam Harris e o aplicativo Waking Up, voltado à meditação e à prática de mindfulness.
 

Eduardo Giannetti Foto: Fronteiras do Pensamento / Greg Salibian (Wikimedia).

O filósofo e economista Eduardo Giannetti é dessas mentes brilhantes capazes de conectar temas aparentemente não relacionados. Escreve com uma clareza impressionante e consegue tornar profundamente interessante, por exemplo, um tema como o dos juros - que aborda em O Valor do Amanhã -, mostrando como são uma questão presente em nossas decisões mais básicas da vida e determinante para pensarmos nossa atitude diante do mundo. 
 
Em sua inteligência, é desses grandes pensadores que há muito juntaram economia e meio ambiente e vêm tentando pensar caminhos para conciliar as duas questões. Também é daqueles - meio já fora de moda, nesse sentido - que vêem nas singularidades e ambivalências brasileiras o potencial não realizado para uma civilização dos trópicos.
 

 
Nastassja Martin (Foto: Philippe Bretelle/Editora 34)

A antropóloga francesa Nastassja Martin é uma aquisição recente na galeria dos seres humanos profundamente interessantes. Tornou-se conhecida nos últimos anos por seu perturbador Escute as Feras, misto de ensaio pessoal e etnográfico, em que relata seu trabalho com o povo Even, na Rússia siberiana, sua experiência assustadora de ser atacada por um urso e os desdobramentos físicos e emocionais desse acidente.
 
Nastassja evidentemente não passou incólume pela experiência que, mesclada à sua filiação e convivência com uma família indígena, produzem insights surpreendentes sobre a relação entre ser humano e natureza, identidade, individualidade, mito e espiritualidade.
 

 
Paulo Vieira (Foto: Facebook)

E quem não quer ser amigo do Paulo Vieira? O homem é a grande revolução do humor na TV brasileira, figura multifacetada, cujo enorme talento se funda sobretudo na ironia altamente refinada e em uma capacidade única para rir das próprias mazelas e, por extensão, daquelas que são as da grande maioria dos brasileiros . 
 
A origem pobre, negra e goiano-tocantinense dá a Paulo um lugar único  de fala e uma liberdade que sabe explorar como ninguém. Mas Paulo Vieira é, acima de tudo, um narrador de mão cheia. Tem um sensibilidade extrema para captar a verdade, ao mesmo tempo singular e universal, do brasileiro da periferia.
 
E você? Com quem conversa em sua cabeça?
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:

Sobre o Colunista

Pedro Novaes
Pedro Novaes

Diretor de Cinema e Cientista Ambiental. Sócio da Sertão Filmes. Doutorando em Ciências Ambientais pela UFG. / pedro@sertaofilmes.com

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351