Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Azul e preto ou branco e dourado?

Saiba o segredo por trás do curioso vestido que "muda de cores"

Questionamento gerou piadas na internet | 27.02.15 - 08:54 Saiba o segredo por trás do curioso vestido que "muda de cores" (Foto: reprodução)
Yuri Lopes

Goiânia
- Você já deve ter recebido a imagem de um vestido pelo WhatsApp ou viu em alguma rede social a imagem da peça de duas cores. Há quem veja preto e azul e tem qem jure que é branco e dourado. 

A simples pergunta foi feita em um Tumblr, depois chegou ao Twitter e espalhou pelo Facebook. Na última quinta-feira, a tag #PretoEAzul estava no topo do Trending Top do Twitter. 

Mas afinal, quais são as cores do vestido? Especialistas em cores ouvidos pela revista Wired e pelo site BuzzFeed afirmam que o vestido é preto e azul. O efeito que causa essa diferença na percepção das cores do vestido se chama ilusão de luminosidade. A visão humana faz com que vejamos uma determinada cor num tom diferente dependendo da luminosidade e das cores do entorno do objeto focado.
 
Por conta desta característica, o olho humano se adapta a diferentes condições de luminosidade. O nosso cérebro adapta a visão para que perceba as cores corretas mesmo quando a luz poderia distorcê-las. Na foto do vestido, o fundo amarelado e as cores pouco definidas acabam levando a múltiplas interpretações.

Fizeram um post no Vine para explicar o "fenômeno", veja:


E é claro que o assunto virou motivo de brincadeira nas redes sociais. Confira alguns exemplos:
 




















 


                                           
                                             Como fãs de divas pop enxergam o vestido












Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351