Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

17 e 18 de abril

Peça teatral 'A Lição chega' à cidade de Goiás com apresentação dupla

Entrada é gratuita | 17.04.15 - 17:18 Peça teatral 'A Lição chega' à cidade de Goiás com apresentação dupla (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia
Após apresentações em Pirenópolis e Anápolis, no fim de 2014, e Itumbiara no último fim de semana, a Companhia teatral Nossa Senhora dos Conflitos nos dias 17 e 18 de abril na Cidade de Goiás, dando continuidade à temporada 2015 da peça A Lição.  A entrada é gratuita e todas as apresentações serão seguidas de debate com o diretor da peça, Sandro di Lima.
 
"Os debates são uma forma de aprofundarmos a reflexão sobre o tema central do espetáculo: a educação. O propósito de debater com o público é poder ampliar os olhares para a complexidade que é a relação professor-aluno; desvendar quais nuances são incorporadas nesta relação e como os lados se enxergam", diz Sandro.
 
No sábado, haverá também oficina de Criação Teatral, às 9 horas na Universidade Federal de Goiás. A atração é apenas uma de uma série extensa que se iniciou em Pirenópolis e rodará oito cidades do Estado, encerrando-se na capital para a gravação do DVD oficial. Ainda receberão a peça Jataí, Uruaçu, Formosa e Goiânia.
 
Sinopse
Um professor aposentado particular recebe uma nova aluna que precisa se preparar para uma prova de doutorado. Durante o espetáculo, num diálogo tragicômico, o professor especialista em tudo se mostra superficial e autoritário. A aluna, jovem e inocente, apenas assimila o que lhe é passado, sem questionamentos.
 
Ambos os personagens são arquétipos de figuras reais, tão presentes desde escolas primárias a grandes academias: o professor falso erudito e a aluna completamente alheia. O texto, escrito pelo romeno radicado na França Eugène Ionesco (1909-1994), faz uma analogia simbólica do ensino vigente e é uma das obras emblemáticas do Teatro do Absurdo.
 
O espetáculo conta ainda com uma terceira figura: a governanta, que representa a rígida estrutura escolar, com toda crueldade e presunção acadêmica. Um final inesperado sela a crítica a qual o espetáculo se propõe. O público pode esperar uma apresentação densa e trabalhada, pautada pela ousadia e crítica ácida, mas sem deixar a comédia de lado.
 
Serviço:
A Lição
Dia 17/04, às 19h – IFG Campus Goiás (Debate após a apresentação)
Dia 18/04, às 18h30 – Auditório Basilete Caiado – Unidade Cora Coralina UEG  
Entrada gratuita
Oficina de Criação Teatral
Dia 18/04, às 9h – Universidade Federal de Goiás, Campus Goiás
Assessoria de Imprensa: Nádia Junqueira – 62 8292-2100/ 61 8281 0759; Raisa Ramos – 62 8235-1918

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351