Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Centro Cultural UFG

Projeto Frestas promove integração de artes a partir desta terça (30)

Confira a programação completa | 30.06.15 - 12:19 Projeto Frestas promove integração de artes a partir desta terça (30) Derivas Audiovisuais integra a programação do Frestas (Foto: divulgação)
Yuri Lopes
 
Goiânia
– A partir desta terça-feira (30/6), o Centro Cultural UFG recebe a programação do Frestas – Programa de Artes Integradas, que reúne os projetos de cultura da Universidade Federal de Goiás (UFG) Conexão Samambaia, Fronteira Festival e Música no Campus.
 
O lançamento do Frestas será nesta terça-feira, a partir das 20 horas, com entrada gratuita no Centro Cultural UFG, com apresentação do Concerto Aside, com os músicos Paulo Guicheney, Caio Hayashida, Marcos Galvão, Gabriel Araújo.
 
O projeto conta ainda com performances artísticas, palestras, workshops, exibição de documentários e shows musicais.
 
A iniciativa conta com a coordenação de Flavia Maria Cruvinel, Kleber Damaso, Marcela Borela e Wolney Unes.
 
Confira a programação do Frestas:
 
Workshop: Derivas Audiovisuais, com Fernando Velazquez e Francisco Lapetina
03 de julho – 9h às 13h – Media Lab
04 de julho – 9h às 13h – Centro Cultural UFG
 
Esta atividade propõe se apropriar da história da caminhada como forma de arte para realizar uma deriva coletiva tendo como principal objetivo o mapeamento audiovisual do percurso. O material coletado será editado de forma a compor uma instalação interativa mapeada.
 
Palestra: Dinâmicas do tempo real
03 de julho – Centro Cultural UFG - 16:30h
Apresentação: Fernando Velasquez e Francisco Lapetina
Provocação: Juliano Moraes
Neste encontro os artistas apresentarão o percurso artístico individual e coletivo transitando pelo âmbito da pesquisa, criação, produção, gerência, e educação em arte multimídia.
 
Performance Audiovisual "Library Reloaded”
04 de julho – 20h – Centro Cultural da UFG
 
De Fernando Velázquez e Francisco Lapetina (2009-2015)
Duração 50’
 
Library é uma performance audiovisual em tempo real baseada no remix da biblioteca particular dos autores. Numa narrativa vertiginosa, o excesso de informações estimula e desafia nosso aparelho cognitivo a buscar e criar conexões que possam dar sentido à experiência.
 
04 de julho – 20h – Centro Cultural da UFG
Performance Audiovisual "Library reloaded"
De Fernando Velázquez e Francisco Lapetina (2009-2015)
Duração 50’
 
Library é uma performance audiovisual em tempo real baseada no remix da biblioteca particular dos autores. Numa narrativa vertiginosa, o excesso de informações estimula e desafia nosso aparelho cognitivo a buscar e criar conexões que possam dar sentido à experiência.
 
 
Conheça um pouco mais sobre os três projetos que integram o Frestas
 
Conexão Samambaia
Programa de residências transestéticas - formato atualizado entre as ações culturais que privilegiam a duração e o componente relacional na produção de linguagens contemporâneas.
 
Em exercício desde 2010, da estratégia inicial de receber e abrigar artistas em trânsito,  passa a incitar o deslocamento, o intercâmbio e a errância como práticas a favor da heterogenia e singularidades estéticas.  
 
Para agora, neste programa, apresentar uma proposta de gestão coletiva desmembrada em núcleos produtivos capazes de se organizarem com autonomia, de maneira a contemplar o envolvimento de artistas multidisciplinares, e estimular o surgimento de novas parcerias criativas.
 
Fruto do esforço de descentralização e horizontalizaç?o dos espaços de pesquisa e produção em artes, transposto das formas rizomáticas (como a raiz das samambaias) para facilitar conexões de redes interorganizacionais.
 
Sua concepção parte da compreensão de que a própria feitura se constitui como espaço possível de manifestação e transformação da arte. Sua proposição é viabilizar imersões investigativas, facilitar momentos de ocupação, integração e cooperação.
 
Ampliar e intensificar o diálogo através da aproximação de artistas pesquisadores que transitam com fluidez entre o fazer e o pensar, no intuito de fortalecer e transversalizar inferências entre áreas diversas do conhecimento.
 
Para compor as ações do Programa FRESTAS, em 2015, Conexão Samambaia propõe o desenvolvimento do projeto expositivo SUBLIMAÇÃO, a instalação do Núcleo de Pesquisa TRAMPA - sobre os atravessamentos poéticos entre corpo, imagem e som - e a finalização de um filme experimental a partir da imersão na Cidade Perdida dos Pireneus.
 
Num segundo momento, Conexão Samambaia atuará na coproduç?o de um coletivo de ações a partir daresidência com o convidado Marcos Morais. Esse coletivo abarca a apresentação do solo Anatomia do Cavalo, a exibição do vídeo Sabroso, a realização de um Jantar Performático e a oficina Exercícios entre a Graça e a Gravidade.
 
 
Fronteira - Festival Internacional Do Filme Documentário e Experimental
 
Ao Fronteira interessam novos modos de percepção e apreensão do mundo, do homem. Formas que tomem o cinema como prática política e artística. A difusão e a reflexão do cinema documental, experimental e de todo aquele que desafia os limites do gênero são objetivos do projeto que nasceu em 2014, exibindo programação imersiva de 120 filmes, com sessões comentadas, debates, residência, palestra e workshop.
 
O Fronteira busca, a partir de terrenos de impermanência, provocar deslocamentos e oportunidades de livre experiência.  Em 2015, como parte do FRESTAS e com patrocínio da Lei Goyazes - Governo de Goiás, sua 2a edição bate recorde com relação ao número de filmes exibidos em festivais em Goiás mais uma vez: 108 produções. De 20 e 29 de agosto de 2015 o Cine Goiânia Ouro e o Sesc Centro recebem ações de exibição, reflexão e formação em cinema e audiovisual. Em Crixás, noroeste do Estado, de 30 de setembro à 03 de outubro, um programa itinerante também leva cinema ao ar livre para assentamentos agrários.
 
Serão ao todo 11 Mostras de cinema, entre elas, as Competitivas (de curtas e longas) e a Retrospectiva Bruce Baillie e a Canyon Cinema, que traz pela primeira vez ao Brasil, em cópias 16mm restauradas, filmes de uma das maiores e mais importantes distribuidoras do cinema experimental no mundo. É composta por filmes essenciais de Baillie (criador da Canyon nos anos 1960) e por trabalhos que costuram a história da Canyon desde seu surgimento em 1961, até os dias atuais, representados por James Broughton, Stan Brakhage, Robert Nelson, Paul Sharitis, Larry Gottheim, Bill Brand, Peter Hutton, Eve Heller e Nathaniel Dorsky.
 
Ainda, em Goiânia: a Estado Crítico - Residência de Crítica de Cinema recebe Aaron Cutler (EUA) e Juliano Gomes (BRA) e publica um E-book com ensaios; Cristina Amaral realiza Workshop de Montagem Cinematográfica; Sylvain George (FRA) ministra um Master Classintitulado “Memória que Queima”, e, a CAMIRA– Cinema and Moving Image Research Assembly,é parceira em um Seminário de Programadores e Curadores Internacionais. Em Crixás, noroeste de Goiás, de 30 de setembro à 03 de outubro, um programa itinerante também leva cinema ao ar livre para assentamentos agrários.
 
O Fronteira é uma criação de Marcela Borela, Henrique Borela e Rafael Castanheira Parrode. A frente da Barroca, ao lado da produtora Camilla Margarida e do italiano Toni D’Angela, esses curadores e diretores artísticos tem explorado, desde a 1a edição, as fronteiras da linguagem do cinema e do humano, criando programas inquietantes e reflexivos que reposicionam o lugar dos cinemas documentário e experimental como campos do engajamento e da liberdade. Nos sentido de reunir filmes, ações, ensaios, manifestos e entrevistas, o festival publica também um catálogo que é distribuído ao longo do evento.
 
A programação de 2015 pode ser conferida no site www.fronteirafestival.com. A entrada é gratuita.
 
Música no Câmpus
Em 2009, o Projeto Música no Câmpus foi iniciado com objetivo de levar a comunidade acadêmica, bem como a comunidade em geral, shows e concertos que espelhem a riqueza e a diversidade cultural brasileira a preços acessíveis. O projeto já trouxe para Goiânia nomes como: Hamilton de Holanda Quinteto, Mônica Salmaso e Pau Brail, Lenine (2009), Antônio Nóbrega, Zeca Baleiro, Teresa Cristina, Leila Pinheiro e Banda Pequi, Gilberto Gil e Macaco Bong (2010); Tom Zé, Mawaca, Tetê e Alzira E., Xangai, Juraíldes da Cruz, Umbando, Céu, Ná Ozzetti (2011); Criolo, Chico César, Moraes Moreira e Davi Moraes, Rosa Passos e Gal Costa (2012); Alceu Valença, Baby do Brasil, Jorge Mautner, Otto e Milton Nascimento & Lô Borges (2013), Geraldo Azevedo, Filipe Catto, Marcelo Jeneci, João Bosco, Nelson faria e Banda Pequi e Banda do Mar (2014), Arnaldo Antunes (2015). Os espetáculos acontecem no Centro de Cultura e Eventos da UFG Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, Câmpus Samambaia.
 
Em 2015, o projeto passa integrar o FRESTAS -  Programa de Artes Integradas,  aprovado no Edital PROEXT - PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA MEC/SESu,  com o objetivo de promover a formação de plateia por meio de aulas performáticas ministradas por discentes de diversos cursos de graduação da UFG aos alunos da Rede Pública de Ensino, a partir dos conteúdos gerados pela programação do Música no Câmpus.  Sob orientação de docentes ligados aos cursos convidados, o programa fomentará a participação dos discentes de graduação da UFG na elaboração e execução das aulas performáticas contribuindo para a construção de projetos inovadores e interdisciplinares, propiciando seu contato com a escola pública. No sentido de propiciar o acesso dos alunos da rede pública de ensino aos bens culturais, após da prepará-los por meio das aulas performáticas, serão disponibilizados ônibus pelo programa para levá-los aos shows do projeto Música no Câmpus.
 
Pensa-se que a partir dessa ação, o programa promoverá a ampliação do acesso dos alunos da rede pública de ensino aos shows do Projeto Música no Câmpus, promovendo a formação de plateia e aproximando-os da universidade. Da mesma forma, contribuirá na formação do aluno de graduação, que a partir da participação neste programa de extensão poderá enriquecer sua formação cultural e profissional, já que um dos seus objetivos é aproximar os alunos de graduação da realidade da escola pública a partir das visitas às escolas e das apresentações das aulas performáticas.
 
Agosto/Setembro - Elaboração e Execução das Aulas-Performáticas nas escolas públicas. Professora Responsável: Maria Augusta Peixoto - Faculdade de Educação. 
22 de setembro de 2015 - 20h30 -  Música No Câmpus: Fabiana Cozza.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351