Raisa Ramos
Todas as franquias de uma das maiores marcas de fast food do mundo têm, ao lado do caixa, um cofrinho para recolher doações dos clientes. O objetivo é incentivar o consumidor a depositar aquelas moedinhas de troco no recipiente. Muitos colocam apenas alguns centavos, outros já são mais gerenosos. Independentemente do valor, o importante é contribuir. E foi esse espírito solidário que, só no primeiro semestre deste ano, ajudou a arrecadar R$ 1,5 milhão. O montante é destinado ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer, por meio de programas coordenados pelo Instituto McDonald's.
Neste mês, para estimular ainda mais as doações, a empresa anunciou o lançamento de novos cofrinhos. Agora, quem for a qualquer restaurante da franquia vai se deparar com uma casinha azul e a frase: "Sua moedinha transforma a vida de milhares de crianças e adolescentes com câncer". Mais modernos, os novos modelos foram desenvolvidos pela Habto Design e produzidos pela Brinquedos Estrela. Os cofres antigos serão recolhidos para reciclagem.
Comparada ao mesmo período do ano passado, a verba arrecadada teve crescimento de 33%. Hoje, a campanha dos cofrinhos é a segunda maior fonte de recursos do Instituto McDonald's, ficando atrás apenas do McDiaFeliz.