Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Negligência

Mãe de trigêmeos perde guarda dos outros cinco filhos

Crianças são encaminhadas a abrigo | 20.07.11 - 23:26

Após ficar sem os filhos trigêmeos por suposto abandono dos recém-nascidos na maternidade, a dona de casa Rosana de Matos, 37 anos, perdeu a guarda dos outros cinco filhos. A juíza da Vara da Infância e Juventude de Goiânia (VIJ), Mônica Neves Soares Gioia, determinou, na terça-feira (19/7), o recolhimento das crianças, com idade entre 3 e 13 anos.

No momento em que a oficial de justiça cumpriu o mandado de busca e apreensão, apenas três das cinco crianças estavam na residência, situada no Residencial São Geraldo, em Goiânia. A medida de "suspensão do poder familiar" se deve a um pedido do Ministério Público. A mãe tem 10 dias, contados a partir de ontem, para recorrer da decisão.

O motivo, segundo a conselheira tutelar Daniela Fernandes, que acompanhou a apreensão, é o longo histórico de negligência e maus-tratos. "Há um calhamaço de denúncias de espancamento e até de abuso, os vizinhos vivem acionando a PM e há dois meses,dois filhos dela passaram por abrigo", diz a conselheira.

Daniela explica que as denúncias de maus-tratos se referem ao pai de cinco das oito crianças, e não à mãe. Durante o cumprimento do mandado judicial, Rosana chorou e alegou não morar mais com o companheiro, Hugo Pedro Celestino, 27 anos.

Abandono
Em fevereiro desse ano, Rosângela deu a luz a trigêmios no Hospital Materno Infantil. Quando os bebês completaram 20 dias de vida, a mãe recebeu alta e não voltou para buscá-los. Sem nenhuma visita dos pais, nem de familiares, o caso foi considerado como abandono.

O casal alegou, na época, ter ocorrido um desencontro. Rosângela teria deixado os bebês no hospital para ganhar peso e, quando voltou para buscá-los, os trigêmeos já estavam no abrigo.

No entanto, a situação de risco familiar antecede o suposto caso de abandono dos bebês. A conselheira tutelar conta ainda que a mãe chegou a receber encaminhamento para acompanhamento psicológico, mas nunca procurou ajuda. Rosana não está empregada e vive de ajuda de familiares, da igreja e amigos.

Encaminhados para o Abrigo Sol Nascente, os trigêmeos podem ser colocados à adoção. Segundo Daniela, os pais não requereram as crianças de volta no juizado.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351