Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Luziânia

Sistema OCB destaca contribuição do cooperativismo à economia brasileira

Luís Alberto Pereira representou entidade | 22.04.24 - 18:25 Sistema OCB destaca contribuição do cooperativismo à economia brasileira Luiz Alberto Pereira discursou no lançamento do programa Coopera Mais Brasil (Foto: Eduardo Lima)
A Redação

Goiânia - 
O Sistema OCB foi uma das entidades que participaram do seminário do programa Coopera Mais Brasil, lançado hoje (22/4), em Luziânia (GO). Criado pelo governo federal, o programa é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e tem como objetivo fortalecer o cooperativismo, o associativismo e empreendimentos solidários da Agricultura Familiar no país. 
 
Em seu discurso, o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, destacou a importância do cooperativismo como instrumento de mudança da realidade social e seu amplo alcance econômico. "Atualmente, mais de 20 milhões de brasileiros estão diretamente associadas ao Sistema OCB. Destes, mais de 1 milhão são produtores e produtoras rurais, dos quais 71,2% atuam na agricultura familiar”, informou.
 
"O programa vai ao encontro da política do Sistema OCB, que prioriza a capacitação e a busca por equipamentos para as cooperativas de agricultura familiar visando agregar valor por meio das agroindústrias. Vamos propor em Goiás um projeto piloto de intercooperação entre as cooperativas já estruturadas e de outros ramos com as cooperativas de agricultura familiar e cooperativas de reciclagem", antecipou.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, agradeceu a presença do representante da OCB no evento e se mostrou aberto a parcerias. "Queremos vocês juntos, a OCB tem uma experiência rica no Brasil e pode ajudar muito o cooperativismo e o programa Coopera Mais Brasil", afirmou.
 
Luís Alberto ressaltou que as cooperativas representam iniciativas que ajudam a transformar o mundo, pois são reconhecidas como agentes de inclusão e de fomento à economia. "O cooperativismo ajuda a desenvolver as comunidades em que estão presentes e essas ações se materializam em números expressivos de participação na economia nacional, a exemplo do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e da produção de alimentos do país." 
 
Atualmente, as cerca de 1,2 mil cooperativas agropecuárias brasileiras, representam mais de 50% da safra nacional de alimentos do país, dentre eles café, leite, aves, suínos, milho, arroz e feijão. “O cooperativismo de crédito está presente em 55% dos municípios, sendo a única instituição presente em mais de 300 municípios brasileiros. É representado por cerca de 9 mil pontos de atendimentos, distribuídos nestas regiões, promovendo inclusão financeira para toda a população”, enfatizou.

Leia mais:
Lei de Liberdade Econômica vai impulsionar setor produtivo, avalia OCB/GO
Fórum de Entidades Empresariais debate revitalização do Centro de Goiânia
 
Sobre o programa
Luís Alberto considera o programa Coopera Mais Brasil de grande importância para fortalecer o cooperativismo no Brasil, por ter como objetivos desenvolver ações integradas e sistemáticas de formação e capacitação dos agricultores familiares. Além disso, a iniciativa servirá para articular, em nível governamental, estratégias e serviços que facilitem o acesso ao financiamento por parte das cooperativas, associações e agricultores familiares.
 
Uma das metas do programa Coopera Mais Brasil é estimular a expansão de redes de comercialização e abastecimento alimentar em todo o País, bem como o aumento da produção de alimentos, a melhoria de renda e a qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares. Paralelamente, as ações no âmbito do programa vão promover a melhoria nos processos gerenciais e o estímulo ao desenvolvimento de boas práticas de sustentabilidade ambiental, econômica, social e financeira desses empreendimentos.
 
Sobre o Sistema OCB/GO 
O Sistema OCB/GO é a instituição responsável pela representação, defesa, formação e desenvolvimento do cooperativismo em Goiás, também chamada de Casa do Cooperativismo Goiano. Reúne as duas entidades locais que trabalham pelas cooperativas do Estado: 
 
OCB/GO é o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás. Defende os interesses institucionais, políticos e socioeconômicos do cooperativismo goiano. Atua no apoio técnico, acesso a mercado e fomento à inovação para as cooperativas e no apoio consultivo aos governos. 
 
SESCOOP/GO é o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás, braço educacional do Sistema, que promove formação e capacitação técnico-profissional do público cooperativista goiano (cooperados, empregados e dirigentes) e o monitoramento das cooperativas do Estado. 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351