Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

SAÚDE

Imunização contra dengue terá pouco impacto em 2024, diz especialista

Número de doses disponíveis no SUS é limitado | 22.01.24 - 15:41 Imunização contra dengue terá pouco impacto em 2024, diz especialista (FOTO: REPRODUÇÃO TWITTER)
Ludymila Siqueira

Goiânia - 
O Ministério da Saúde (MS) informou, na última semana, que deve disponibilizar a vacina contra a dengue a partir de fevereiro no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a pasta, o país adquiriu 5,2 milhões de doses da Qdenga, fabricada pelo laboratório japonês Takeda. O Brasil é o primeiro país a oferecer essa vacina no sistema público universal. A incorporação da vacina da dengue no calendário do SUS foi decidida em dezembro de 2023. 
 
No sábado (20/1), o país recebeu a primeira remessa, com 750 mil doses. Um segundo lote, com 570 mil doses, tem previsão de entrega no próximo mês. Como a capacidade de fabricação da vacina é limitada, a pasta estima que cerca de 3,2 milhões de pessoas receberão o imunizante neste ano, já que a vacina exige aplicação de duas doses, com intervalo mínimo de três meses.


(Foto: Divulgação/Takeda)
 
Os critérios para distribuição das doses foram definidos pelo Ministério da Saúde em conjunto com o Conass e o Conasems - órgãos que representam as secretarias de Saúde estaduais e municipais. Para 2024, o público-alvo serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, conforme o MS. A vacina não foi liberada para idosos.
 
As vacinas serão encaminhadas a regiões com municípios de grande porte onde há alta transmissão da dengue nos últimos dez anos - o foco são as localidades com população residente igual ou maior a 100 mil habitantes.
 
Dengue no Brasil e em Goiás
O Brasil lidera o número de casos de dengue no mundo, com 2,9 milhões registrados em 2023, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os casos são mais da metade dos 5 milhões registrados mundialmente. 
 
Em dezembro de 2023, o Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan on-line), revelou que o país registrou recorde de mortes por dengue durante todo o ano. Foram 1.079 óbitos em decorrência da doença. 
 
“Fatores como a variação climática, o aumento das chuvas, o número de pessoas suscetíveis às doenças e a mudança na circulação de sorotipos do vírus são fatores que podem ter contribuído para esse crescimento”, avaliou o Ministério em nota.
 
Com 65.293 casos de dengue registrados em 2023, Goiás está entre os Estados com maior incidência de dengue no país, junto com Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o território goiano contabilizou 38 mortes em decorrência da doença no ano passado. 

Segundo  a superintendente em Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Flúvia Amorim, Goiás tem 91 municípios que já ultrapassaram o limite máximo esperado de casos para o período, no caso de 2024. Essas cidades recebem apoio do Estado para gestão de crise com gabinetes instalados. 

"Para a dengue, que é um problema de saúde pública há vários anos no Brasil, aqui em Goiás não é diferente, a vacinação com certeza vai ser um avanço muito grande. Os dados da vacina eles mostram que eles reduzem doença, mas reduzem muito mais casos graves e ópticos. Precisa ficar claro que a vacinação está começando agora, sendo assim, primeiro um pequeno grupo populacional vai ser imunizado, até porque o laboratório não teve condições de produzir em grande quantidade para o Brasil, então são 5 milhões de doses para o Brasil inteiro até novembro de 2024", destaca em entrevista à reportagem do A Redação
 
Flúvia ressalta que além da dengue, o território goiano também registra uma elevação da chikungunya, doença causada também pelo mosquito Aedes aegypti. Com isso, conforme pontua Flúvia Amorim, o problema atual não se restringe a um só. Nós temos municípios com dengue já em situação de epidemia, e nós temos municípios com epidemia de chikungunya também. Então, pela primeira vez, a gente está vivendo aí, dentro do estado, duas doenças causando epidemias ao mesmo tempo. Então isso aumenta ainda mais a situação de alerta, aumenta mais a necessidade de preparação dos municípios para o atendimento dessa demanda que está por vir e em alguns municípios que já está acontecendo", descreve. 

Impacto da vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde
Para a infectologista Moara Borges, a incorporação da vacina contra a dengue no SUS significa um grande avanço à saúde pública do país, já que o Brasil registra o maior número de casos da doença.

A médica, que também é professora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG), destaca que nesta fase inicial de incorporação, pelo número ainda limitado de doses disponíveis, é importante levar em consideração as demais medidas preventivas da doença, a exemplo de evitar água parada em pneus, vasilhas, vasos de plantas, dentre outros lugares mantenedores de larvas do  mosquito Aedes aegypt, transmissor do vírus.
 

"A vacinação, como aprendemos com nosso histórico de imunizações, incluindo a covid-19, é uma medida que ajuda na prevenção de infecções. Em especial, podemos citar os casos graves, que serão significativamente reduzidos com a imunização e, com isso, os casos de dengue devem registrar uma queda no Brasil”, ressalta em entrevista à reportagem do jornal A Redação.
 


O principal foco da vacinação será atingir grupos que, historicamente, apresentam maior risco de desenvolver as formas graves da doença, incluindo a evolução para o óbito. As principais populações em risco são crianças e idosos, no entanto, como a vacina está liberada apenas para faixa etária entre 4 e 60 anos, a escolha dos grupos prioritários deste primeiro momento serão crianças e adolescentes, que são mais acometidas pela doença. 
 
Com isso, segundo a infectologista, o impacto da imunização não será expressamente visível em 2024, devido ao número de doses disponibilizadas no Sistema Único de Saúde. “Porém, está previsto para os próximos anos a autorização de outras vacinas, incluindo uma desenvolvida pelo Instituto Butantan, que podem ajudar a compor o cenário de imunização contra a dengue no serviço público”, afirma. 
 
Por se tratar de vacina com vírus atenuado, ou enfraquecido, populações como gestantes, lactantes e pessoas que apresentam baixa imunidade por doenças ou uso de medicamentos não devem utilizar a vacina Qdenga, fabricada pelo laboratório japonês Takeda. “Este imunizante pode ser utilizado por pessoas que foram ou não expostas à dengue e seu uso não foi associado a pior quadro clínico em caso de infecção após a vacinação. São necessárias duas doses, com intervalo de 90 dias entre ela”, reforça.
 
Embora a vacina contra a covid-19 não tenha sido bem aceita por uma parcela da população, o que inclui a disseminação de desinformação, Moara acredita que no caso da dengue será diferente. De acordo com a infectologista, a dengue é uma doença que afeta anualmente um grande número de pessoas, com sintomas intensos e debilitantes, sendo assim, a população que foi infectada pela doença possivelmente irá compreender o benefício de preveni-la com a vacinação. 
 
“O esclarecimento da população sobre a importância, a segurança e a efetividade das vacinas é um fator essencial para a aceitação e a procura para a realização de todas as doses. É importante ressaltar que a dengue precisa da atenção de todas as pessoas para o controle dos focos do mosquito e uma atenção redobrada a sintomas que podem ser sugestivos da doença, como febre, dor de cabeça, atrás dos olhos, no corpo e nas articulações, para que o acompanhamento seja feito de forma correta, minimizando o risco de complicações”, arremata em entrevista ao A Redação.

Leia mais
Brasil recebe 750 mil doses da vacina contra a dengue
91 cidades goianas com alto risco de dengue ganham gabinetes de crise
Procura por vacina da dengue aumenta em Goiânia 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351