Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Inovação

6 usos menos comuns do laser adotados por profissionais de saúde

Terapia pode ser aplicada em crianças | 22.01.24 - 18:21  6 usos menos comuns do laser adotados por profissionais de saúde (Foto: divulgação)
A Redação

Goiânia -
 A laserterapia é mais uma das evoluções tecnológicas que se provaram grandes aliadas da saúde. De fato, técnicas que foram pensadas para outras finalidades têm se passado a ser utilizadas para tratamentos diversos. A terapia com laser (Light Amplification of Stimulated Emisions of Radiation, que traduzindo significa “amplificação da luz por estimulação da emissão de radiação”), por exemplo, é fundamentada nos estudos da física nuclear. O feixe de luz funciona com uma radiação eletromagnética não ionizante, que tem poder de penetração superficial ou profundo, dependendo de sua intensidade.


(Foto: Divulgação)
 
Assim, a laserterapia pode ser utilizada em tratamentos variados, como explica a enfermeira Janaína Araujo, mentora especialista em consultoria de amamentação e membro do Espaço Zune. "Essa técnica é utilizada para uma série de coisas, sendo excelente para tudo o que envolve cicatrização ou analgesia", ressalta.
 
Veja seis usos menos convencionais para a utilização do laser que ganharam espaço entre profissionais de saúde:
 
1. Nascimento dos dentes
Janaína explica que a utilização desta terapia é muito interessante não só no surgimento dos primeiros dentinhos, mas também quando a criança já tem entre 1 ano e 1 ano e meio e começam a aparecer os dentes maiores. "Neste caso, a laserterapia é utilizada com o objetivo analgésico, para diminuir as dores, os incômodos e até a febre causada pelo nascimento da dentição no bebê", detalha.
 
2. Pós-perfuração de orelha
A enfermeira ressalta que o laser, neste caso, é utilizado como uma ação cicatrizante do furo. Assim, a aplicação é parte de uma abordagem mais humanizada da perfuração, o que pode ser benéfico tanto na infância quando na fase adulta. "Diminuímos, assim, os riscos de inflamações e aceleramos a cicatrização da orelhinha, dando mais conforto à criança", pontua.
 
3. Cicatrização de cesárea e parto vaginal
O parto natural é recomendado pela Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, no entanto, a cesariana ainda é muito popular no Brasil, seja em respeito à opção da mulher ou por indicação médica. O procedimento, que tem uma de recuperação mais longa para a puérpera, também pode ser beneficiado pela laserterapia. Ela reduz dores, alivia o desconforto na região abdominal e diminui a inflamação, sendo também utilizado com ação cicatrizante. "O laser permite que o corte da cirurgia cesariana fique mais bonito e cicatrize mais rápido", reforça Janaína. Contudo, a especialista também reforça que a aplicação do laser também é muito utilizada após a realização de partos vaginais, pois podem ocorrer lacerações.
 
4. Pós-operatório
E não é só pós-operatório da cesariana que a abordagem é recomendada. A especialista do Espaço Zune ressalta que a laserterapia pode ser utilizada na recuperação de qualquer cirurgia, especialmente aquelas que demanda maior atenção e levam mais tempo para se curar. "Pode ser plástica, períneo, qualquer cirurgia pode ter um pós-operatório mais confortável com a utilização do laser para cicatrização mais acelerada", explica.
 
5. Feridas
Crianças ativas e cheias de energia dão bons sinais de desenvolvimento, porém também estão sujeitas a se ferirem mais. "Fazemos o laser para auxiliar na cicatrização", explica Janaína. Como ela esclarece, quando a criança machuca, o laser pode ser um ótimo aliado para o tratamento da ferida, pois aumenta o fluxo sanguíneo e estimula a produção de colágeno.
 
6. Fissuras mamilares
A amamentação é cheia de benefícios para o bebê e pode ser uma experiência cheia de significados para o elo com a mãe. Contudo, o início pode ser desafiador em alguns casos. Nessas situações, a laserterapia pode gerar ótimos resultados no tratamento e prevenção de fissuras dos mamilos e tem sido utilizada nas consultorias de amamentação. "Essa técnica reduz as dores e acelera a cicatrização das fissuras, gerando maior bem-estar para a mãe", relata.
 
A laserterapia tem conquistado cada vez mais adeptos. "Isso porque é um tratamento prático, totalmente indolor e que tem uma ação rápida e eficaz", explica a enfermeira. Entretanto, é preciso que o tratamento seja feito com um profissional devidamente habilitado para a aplicação da laserterapia. "Ele deve avaliar a melhor forma de aplicação para que o tratamento seja assertivo para o paciente", completa Janaína.

Leia mais
Imunização contra dengue terá pouco impacto em 2024, diz especialista

 



Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351