Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

SAÚDE

Ozempic: mitos e verdades sobre medicamento que é febre no mercado

Nutrólogo explica "efeito emagrecedor" | 03.02.24 - 14:00 Ozempic: mitos e verdades sobre medicamento que é febre no mercado (foto: reprodução X)
Caroline Louise 

Goiânia
- Perder peso em um curto espaço de tempo. Esse é o desejo de inúmeras pessoas, independente se a finalidade é estética ou baseada na saúde. A ânsia pelo rápido emagrecimento fez com que o medicamento Ozempic se tornasse febre no mercado mundial. A substância, originalmente usada para o controle de diabetes, também passou a ser usada para perda de peso. Isso porque o remédio tem como princípio ativo a semaglutida, um hormônio sintético que ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue e sinaliza ao cérebro a sensação de saciedade. 

Para se ter uma ideia, a economia global começou a ser impactada pela alta procura do medicamento. A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, fabricante do Ozempic, se tornou a empresa mais valiosa da Europa em 2023. O impacto é visto em várias partes do mundo, e no Brasil não é diferente. Nas farmácias do País, as pessoas buscam cada vez mais pelo produto. Segundo o Google Trends, Goiás foi o segundo Estado brasileiro que mais pesquisou o medicamento na internet nos últimos 5 anos, ficando atrás somente do Distrito Federal.  

"Quem não quer emagrecer rápido? Foi a melhor coisa que eu fiz. Emagreci 10 quilos em 2 meses. Tive muitos problemas com autoestima, e agora me sinto muito melhor. Não tive efeito sanfona, mas sempre dá vontade de usar mais uma canetinha para emagrecer mais um pouquinho. O medicamento foi indicado pelo meu médico. Foi um milagre na minha vida", disse o advogado Matheus Corrêa, que fez uso do produto há seis meses. Só que o resultado não é o mesmo para todos, assim como ocorre com várias outras substâncias. E é aí que entra o alerta de muitos especialistas. 


(foto: reprodução X)

O Ozempic pode ser encontrado de R$ 800 a R$1.100, dependendo da farmácia. Só que o preço que se paga pode ser ainda mais alto quando o assunto é o uso do medicamento. "Tive muitos efeitos colaterais. Fiquei sem conseguir beber água, muita dor no estômago, passei 4 dias no hospital tomando todos os medicamentos possíveis para diminuir a dor e nada resolvia. Fiquei com trauma do medicamento", comentou uma empresária que não quis se identificar sobre o Ozempic. 

Por estar em alta, muitas são as dúvidas: o que é mito, o que é verdade? Para ajudar nessas questões, o médico nutrólogo Arthur Rocha, em entrevista ao jornal A Redação, comentou sobre as principais dúvidas relacionadas ao medicamento. Confira a seguir. 


Arthur Rocha, nutrólogo (foto: divulgação)

Antes de mais nada, um alerta se faz necessário. A automedicação é perigosa e o uso de qualquer medicação deve ser feito sempre com acompanhamento médico.

AR: Qualquer pessoa pode usar Ozempic?
Arthur Rocha: Não. O medicamento não pode ser utilizado por gestantes, lactantes, pessoas com idade inferior a 18 anos, com problemas no fígado/rins, quem tem histórico de retinopatia, problemas psiquiátricos, diabetes tipo 1, cetoacidose diabética, pancreatite, histórico de câncer medular de tireóide — e em casos familiares também. Por isso, a necessidade de consulta, prescrição e acompanhamento médico.
 
Ozempic emagrece? O efeito é duradouro?
Sim, o Ozempic é um ótimo auxiliar no processo de emagrecimento pois atua com uma redução significativa do apetite. Quanto a seus efeitos, o remédio age enquanto está sendo utilizado. Após o abandono da medicação, é necessário que se mantenha a rotina adotada durante seu uso, como a alimentação balanceada e a rotina de atividades físicas.
 
Ozempic reduz a fome? Se sim, como ele age no organismo? 
Sim, este é um medicamento que reduz a fome do usuário. Por meio da semaglutida, elemento base do Ozempic, este passa a regular a glicemia, oferecendo sempre o aumento da sensação de saciedade.
 
É verdade que depois de parar o medicamento a pessoa pode engordar muito mais? 
Sim, é verdade. A tendência é que haja um ganho de peso novamente. Porém, isso não é uma regra geral. Fatores como esse ocorrem porque o medicamento deve ser introduzido na rotina do paciente, junto a uma mudança de alimentação e prática de atividades físicas. Se após o paciente parar de utilizar o medicamento, parar também com a rotina de alimentação e exercícios, o apetite volta a ser o mesmo e apresenta ganho de peso.
 
O que significa “rosto de ozempic”, expressão muito falada, principalmente nas redes sociais? A pele fica muito flácida após o uso do medicamento?
O uso do medicamento pode acarretar em alguns sintomas iniciais como desidratação e perda muscular, mas também podem ser passageiros. Entretanto, com o uso e a efetiva perda de peso, por ser provocada ‘artificialmente’ e de maneira abrupta, essa perda reduz tanto a gordura do rosto, como também a musculatura. Assim, a área começa a apresentar falta de sustentação, e flacidez. A perda ainda pode englobar a diminuição na produção de colágeno e elastina.
 
Qual é o mais indicado para perda de peso: Ozempic, Saxenda ou Mounjaro (outros medicamentos também usados)?
Os três medicamentos são efetivos para a perda de peso, mas sua escolha e efetividade para um tratamento variam de indivíduo para indivíduo. Sendo assim, para a escolha, considera-se o estilo de vida, metas de perda de peso, histórico de saúde e condições pré-existentes do paciente
 
Como utilizar de forma segura?
Buscando acompanhamento especializado. Isso vai permitir uma escolha mais assertiva da medicação, dosagem e uma perda de peso com segurança e bem-estar.
 
Quais os riscos?
O medicamento, se utilizado em excesso, pode causar desde problemas como alteração intestinal, do fígado e pâncreas, como também acarretar em vômitos e náuseas, além do agravamento de problemas gastrointestinais já existentes.

Leia mais:
Ozempic: OMS alerta para aumento de falsificações

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 04.02.2024 11:37 Rômulo Santos Silva

    FINALMENTE REVELADO: MÉTODO MAIS EFICAZ PARA EMAGRECER ATÉ 10KG EM 30 DIAS, SEM ACADEMIA OU DIETAS MALUCAS bit.ly/EmagrecimentoImediatoProfitness https://go.hotmart.com/Y90612063X?ap=2de4

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351