Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde

Saiba quais medicamentos são contraindicados em caso de dengue

Médica alerta para o agravamento da doença | 16.02.24 - 10:37 Saiba quais medicamentos são contraindicados em caso de dengue (foto: reprodução X)
Caroline Louise 

Goiânia
- O Brasil ultrapassou a marca de mais de meio milhão de casos confirmados de dengue em 2024. E assim como em todo o país, Goiás também passa por um momento delicado em razão da doença. No Estado, mais de 15,8 mil casos de dengue já foram confirmados só neste ano pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). A explosão de casos acaba desencadeando na automedicação desenfreada, e esse cenário preocupa especialistas em saúde.

Alguns medicamentos são contraindicados para tratar os sintomas da dengue e podem até agravar o quadro do paciente. "Infelizmente ainda não temos um medicamento específico para tratar a dengue. Fazemos o tratamento de suporte, com hidratação, repouso e uso de medicamentos para tratar os sintomas, como dor e febre, por exemplo. Alguns medicamentos podem até aumentar o risco do paciente e desencadear sangramentos, por isso devem ser evitados em casos de suspeita", alerta a médica infectologista Marina Roriz Pedrosa em entrevista ao jornal A Redação, nesta sexta-feira (16/2).
 


Médica infectologista Marina Roriz Pedrosa (Foto: divulgação)

Medicamentos contraindicados em caso de dengue
A contraindicação vale para pacientes saudáveis que estejam com dengue ou com suspeita da doença. "Anti-inflamatórios como AAs, Ibuprofeno e Voltaren em geral... Esses são contraindicados. Os anticoagulantes e antiagregantes plaquetários (AAS, Clopidogrel), que são usados por pacientes cardiopatas, também devem ser avaliados caso a caso", explica a infectologista. De acordo com a médica, há ressalvas para pacientes com problemas cardíacos, que precisam tomar aspirina rotineiramente. "Por isso digo que cada caso deve ser avaliado separadamente", reforça. 

Medicamentos que podem ser utilizados
É preciso lembrar que é importante um acompanhamento médico para o tratamento de qualquer doença. Segundo a infectologista, a automedicação é desaconselhada em qualquer situação. Em relação aos casos de dengue, há um caminho "padrão" quando se fala em tratamento. "O paracetamol e a dipirona podem ser utilizados em casos de febre e dor, respeitando as dosagens seguras. 
A utilização de medicamentos sem indicação médica pode levar à piora do quadro e aumentar o risco de um pior desfecho. O acompanhamento em relação à hidratação, queda das plaquetas e aos sinais de alerta é fundamental para uma boa evolução do quadro", cita ao mencionar que o paracetamol e a dipirona são seguros e não aumentam os riscos de sangramento. 

Alerta
A dengue é dividida em dois grupos: dengue clássica e a hemorrágica, sendo essa última
 a forma mais grave da doença e pode causar alterações neurológicas, sangramentos, falência de órgãos e levar à morte. 

Além dos sintomas mais conhecidos, é preciso estar atento aos sintomas mais graves. "Precisamos estar atentos à presença de pequenos sangramentos, inclusive na gengiva, nariz, urina. Precisamos estar atentos também a vômitos que não cessam, dor abdominal, alteração do estado mental. Caso apresente algum desses sintomas, a pessoa deve procurar atendimento médico com urgência", finaliza a médica.

Leia mais:

Morte por dengue em Goiás deve ser evitável, diz secretário de Saúde

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351