A Redação
Goiânia - O número de microempreendedores individuais (MEIs) abertos em Goiás em 2025 já superou todo o volume do ano passado, segundo a Junta Comercial do Estado (Juceg). Até 2 de outubro, foram registrados 106.105 novos CNPJs, ultrapassando as 105.744 aberturas realizadas em todo o ano de 2024.
O recorde, portanto, foi batido praticamente três meses antes do encerramento do ano. Os dados reforçam o compromisso do Governo de Goiás com o empreendedorismo, por meio de políticas de incentivo e desburocratização.
O presidente da Juceg, Euclides Siqueira, aponta que o Governo de Goiás tem buscado impulsionar os pequenos empresários, ampliando suas oportunidades de trabalho e renda. “A evolução expressiva do MEI em Goiás acompanha o movimento nacional. Esse salto reforça a importância do segmento na geração de receita, inclusão produtiva e fortalecimento dos negócios”, considera.
Entre os incentivos oferecidos aos microempreendedores pelo governo estadual, Euclides cita como exemplo o programa Mais Crédito, que oferece empréstimos de até R$ 30 mil para MEIs, com condições facilitadas. Em empréstimos acima de R$ 5 mil, o Fundo Garantidor de Crédito (Fundec), criado com recursos do Governo de Goiás, assume a garantia da operação, com juros bem abaixo do mercado.
Levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgado em junho desse ano, já apontava um crescimento nas empresas do porte no país. O dado mostrou que os microempreendedores individuais correspondiam, àquela altura, a 77% do total de pequenos negócios abertos até maio de 2025.
A análise por setores mostra que a área de serviços liderou o número de aberturas de pequenos negócios até o momento. Nos cinco primeiros meses do ano, o número de aberturas de MEI nesse segmento apresentou um crescimento de 30,1% em relação a 2024.