Goiânia - O Estado de Goiás soma 280 cooperativas ativas e chega à reta final de 2025 com a marca de 709 mil cooperados, um aumento expressivo de mais de 10% em relação a 2024. Em visita à sede do jornal A Redação na manhã desta terça-feira (21/10), o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, lembrou que essa era a expectativa projetada para 2025 e que já foi alcançada antes do término do ano. "Isso porque, à medida que a cultura cooperativista se torna mais conhecida, a população ganha mais confiança. Para se ter uma ideia, as cooperativas goianas administram R$ 70 bilhões dos cooperados, ou seja, mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB). Dessa forma, Goiás se consolida como referência no cooperativismo, que tende a se expandir cada vez mais", afirmou.
O cooperativismo se tornou um importante aliado no desenvolvimento do Estado, uma vez que este modelo de negócio vislumbra muito além da economia, mas também a parte social voltada para a população local. As cooperativas geram renda e também contribuem para a construção de uma cidadania mais igualitária. Luís Alberto Pereira lembra que uma das ações que tem se regionalizado, especialmente nas cidades interioranas de Goiás, é o Dia C de Cooperar. A iniciativa celebra o compromisso das cooperativas como agente de transformação social, por meio de ações solidárias e voluntárias.
"Vale destacar que as cooperativas fazem ações e projetos sociais o ano todo, seja cada um de seu modo. Essa iniciativa visa também a sustentabilidade. Atualmente, 20 municípios goianos já contam com uma lei específica para a realização do Dia C do Cooperativismo Municipal. Isso é muito importante porque oferece maior visibilidade do que é, de fato, o cooperativismo", pontuou.
Parceria com o governo
Na última semana, o governador Ronaldo Caiado ressaltou a importância da consolidação do cooperativismo em Goiás para o desenvolvimento do Estado para o bem comum. Ainda pontuou a parceria do governo estadual junto ao Sistema OCB/GO, enfatizando o trabalho de Luís Alberto Pereira.
Neste sentido, o presidente do Sistema OCB/GO avalia que parcerias estão no DNA do cooperativismo. "Uma cooperativa nasce da parceria entre pessoas. Então, nada mais lógico que você tenha esse diálogo também entre entidades e agentes públicos. Nisso, me refiro não só ao governo do estado, mas também às Câmaras Municipais e Federais, das Assembleias Legislativas e do Senado. Essa questão da representação institucional é uma diretriz que vem da OCB Nacional para todas as unidades reforçarem essa questão do relacionamento com o Poder Público, porque nós precisamos estar sempre em contato", detalhou.

Diretor-presidente do jornal A Redação, João Unes; presidente do Sistema OCB-GO,
Luís Alberto Pereira; repórter Ludymila Siqueira (Foto: Anna Stella/A Redação)
Participação das Cooperativas no FCO
O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, afirmou que a entidade tem defendido que as cooperativas goianas tenham uma fatia maior na operação dos recursos do FCO. “As cooperativas têm grande capilaridade, são muito importantes. Elas conseguem dar vazão a esse recurso e chegar a quem precisa com mais eficiência que os bancos públicos”, afirmou.
Segundo Luís Alberto, as cooperativas operam aproximadamente 10% dos recursos do FCO e afirma que é possível alcançar a meta de 20% no curto prazo. Segundo ele, o cooperativismo tem uma estrutura sólida, eficiente e com forte capacidade de execução de políticas públicas de crédito.
Gestão
Há seis anos à frente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira defende que sua gestão é pautada em promover a visibilidade do modelo cooperativista para a sociedade e em diretrizes que cooperaram para o crescimento deste de sistema no Estado.
Ele destaca um trabalho que visa comunicação, representação institucional, governança e promoção da cultura cooperativista. "Conseguimos entrar no Fórum Empresarial e estamos fechando uma vaga no Sebrae Goiás. Temos avançado na área de inovação e na questão de negócios. Na internacionalização das cooperativas. São iniciativas que estão dando frutos e temos percebido uma mudança e crescimento significativos", enfatizou.